Convivência pacífica entre lojistas e pessoas em situação de rua

Durante o dia, a agitada Rua XV de Novembro, no centro de Curitiba, abriga gente de todo tipo: dos que seguem apressados para o trabalho aos artistas de rua, todos convivem (e se esbarram) no calçadão que é símbolo da cidade. Por outro lado, à noite, o cenário se modifica – o movimento diminui e, embaixo das marquises, pessoas em situação de rua dormem e se abrigam do frio curitibano.

De manhã cedinho, quando o comércio abre as portas, os moradores já não estão mais lá. O único sinal da passagem deles por ali, reclamam os lojistas, são a sujeira e o cheiro de urina. Apesar disso, afirmam os comerciantes, a presença dos que estão em situação de rua não incomoda. Ao contrário: na rua XV, muitos consideram-na benéfica, tendo em vista o policiamento insuficiente na região.

A falta de segurança no calçadão é uma reclamação antiga não só dos comerciantes, mas também daqueles que passam por ali todos os dias. Diante do serviço de segurança ruim, a presença dos moradores se torna uma maneira de inibir arrombamentos e depredações nas lojas.

Assim, para muitos comerciantes, os que dormem sob as marquises são aliados no combate a assaltantes, evitando prejuízos e suprindo, em parte, a lacuna deixada pelos órgãos de segurança.

Da convivência pacífica entre pessoas em situação de rua e lojistas surgem, portanto, bons resultados para todos: o abrigo é permitido aos moradores e, aos comerciantes, fica a sensação de mais segurança.

É importante ressaltar, contudo, que ainda há o que melhorar: cabe aos moradores evitar fazer sujeira nas portas das lojas para que o dia se inicie com o calçadão limpo, e a relação tão benéfica para os dois envolvidos se mantenha.

Anúncios

Comente!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s